Estamos chegando ao fim de 2016. Empresas continuam fechando, o desemprego aumenta e os profissionais precisam temer ou reinventar-se? As expectativas económicas estão melhorando com a mudança no governo, mas muitos obstáculos irão aparecer. Temos apenas duas opções, enfrentar ou desistir. Qual a sua opção? A culpa não é das estrelas, nem do chefe e muito menos dos funcionários das empresas. A culpa é nossa, se algo deu errado, sim, a culpa é nossa. O que você e só você, pode fazer de diferente, para enfrentar a crise e aumentar os resultados?
Faça essa pergunta diariamente, antes de sair de casa, e vai lá e faça acontecer. Independente do governo, da situação atual do mercado, dos concorrentes que vendem abaixo do preço de custo e etc, inovar é a solução para maximizar os seus resultados.
Pratique as sete dicas abaixo, dicas poderosas, para aumentar os resultados inovando e fazendo diferente.
1º RELACIONAMENTO: Estamos na era do relacionamento, os consumidores estão carentes e querem conversar. Estamos preparados para ouvir com atenção os nossos clientes? 2º PESQUISA DE MERCADO: Acreditar que a nossa empresa é a melhor do mercado é um grande risco, muitas vezes esquecemos de inovar e buscar as tendências do mercado por achar desnecessário. Pesquisar o mercado, novos produtos e serviços, concorrentes e o interesse dos consumidores constantemente é acreditar no sucesso e crescimento sustentável do seu negócio.
3º INOVAÇÃO NOS PRODUTOS:
O mundo muda e os consumidores também. Qual foi a última vez que você fez uma pesquisa de interesse com os clientes, pesquisou o que os concorrentes estão fazendo de diferente e quais as novidades do mercado nacional e internacional? Qual foi a última vez que você ficou um dia em casa avaliando, pesquisando e reflectindo sobre o mercado e o seu negócio?
4º INOVAÇÃO NO ATENDIMENTO:
Já ouviu falar em atendimento personalisado ? As empresas estão preocupadas em os produtos e serviços e esquecem do atendimento.
Quase 70% dos consumidores trocam de empresa por causa do atendimento e menos de 15% por causa do preço ou qualidade do produto ou serviço.
O atendimento, na era do relacionamento, é o grande diferencial competitivo para as empresas de sucesso.
5º PLANEJAMENTO:
Muitas empresas, principalmente as familiares, administram sem planejamento, sem foco e sem metas.
O planejamento estratégico de uma empresa é o GPS para a empresa ir na direção certa. Uma empresa sem planejamento pode andar desgovernado. O planejamento deve ser anual e ajustado ou atualizado a cada situação nova ou necessidade.
6º PREPARO:
Muitas empresas treinam a parte técnica e diferenciais competitivos e esquecem de treinar e preparar o seu time para surpreender os clientes com um atendimento personalisado, com um relacionamento acima da média.
7º TEMER AS VENDAS:
É ter medo de algo que não existe, por causa de notícias pessimistas, acreditamos que tudo é culpa da crise. Mas, será? Existem concorrentes ganhando dinheiro?
Se sim, a culpa não é da crise, é falta de inovação, de reinventar-se! É preciso fazer diferente para fazer a diferença.
Lembre-se, reinventar-se é mudar, mesmo que seja só o lugar dos móveis na sua empresa, os quadros nas paredes ou os manequins de lugar. Os clientes gostam e querem perceber as mudanças.